Check list & Documentação

17/04/2012 18:54

Ola,

Eu resolvi fazer um "passo a passo" sobre a documentação e procedimentos que eu estou fazendo, é bem simples e direto, mas acho que vai ajudar:

 

1. Escolher forma de ir ( Agencia ou por conta propria): Agencia 

2. Contratar uma agencia: HBN - Huisje Boompje Nanny ( mais barata, boas indicações e otimo atendimento.)

3. Fazer a entrevista com a agente brasileira ( Ingles & Português): 30/12/2011 ( Reprovada, depois aprovada no ingles, se vc não é fluente, o esforço conta muito).

4. Preencher o application e escolher as fotos: Enviado 06/01

5. Convencer minha familia: Cerca de duas semanas ( se vc é independente não precisa passar por isso).

6. Pagar a 1° taxa de 125,00 euros: 24/01

7. Fazer entrevista com Emeline (Holandesa): 29/01 (Aprovada ! Toooda em ingles ! )

8. Esperar uma familia se interessar e conversar: De Vreeze family ( 06/03 1° conversa -  troca de emails - 24/03 2° conversa - troca de emails )

9. Enviar documentação necessaria para solicitar o visto: 26/03 ( todas as paginas do passaporte escaneadas, doc MVV preenchido e atestado de bons antecedentes)

10. Recebimento da confirmação do Match: 27/03 ( YEEEEEEEAH õ/ )

11. Atestado medico e de não estar gravida: 14/04 

12. Aprovação do visto na HOLANDA: 18/04

13. Comparecimento ao Consulado mais proximo com documentos: 19/04 ( passaporte, endereço e nome dos hosts, identidade, 2 fts 3,5x4,5 e 60,00).

14. Todos os passos para legalização da certidão cumpridos ( tira 2° via, legalizar no MRE, Traduzir e legalizar no consulado holandes)

15. Recebimento do visto via sedex dia 03/05.

** Vou incluindo mais a medida que eu for eliminando ...

 

D O C U M E N T O S:

Passaporte (24/03) 

1. Faça a pre solicitação no site https://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

2. Pague a GRU que atualmente custa R$ 160,00.

3. Compareça na data agendada com os documentos solicitados conforme o site.

4. So ir buscar, demora uma semana para ficar pronto.

 

Atestado de bons antecedentes (26/03)

Solicite pelo site https://servicos.dpf.gov.br/sinic-certidao/emitirCertidao.html

 

Documento MVV  (26/03)

A agencia que me enviou, pede apenas dados do passaporte, endereço e contato.

 

Certidão Recente (26/03)

A certidão a ser legalizada e traduzida precisa ter menos de 6 meses, basta comparecer ao cartorio que ela foi emitida e solicitar, fica pronta na hora e custa R$ 30,00.

 

Legalizar Certidão no MRE / Itamaraty - Brasilia ( Enviado dia 28/03 - recebida 09/03)

A legalização é gratis! Basta preencher um formulario pela internet e enviar junto com a certidão para o MRE por correio, tem algumas exigencias então é bom consultar o site https://www.portalconsular.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos . Gastei 15,00 com o sedex.

 

Atestado medico e de que não esta gravida (14/04)

Eu marquei uma consulta com um clinico geral e falei que precisa de um atestado medico e de que eu não estava gravida, recebi a solicitação de uma bateria de exames de sangue, fiz no Hermes Pardini, peguei os resultados, voltei ao medico com os exames, ele avaliou e estava tudo ok, ele fez o atestado a mão mesmo escreveu meus dados, o que ele tinha avaliado e que estava tudo bem e mandou eu escanear o exame que mostrava que eu não estava gravida, gastei 60,00. O atestado não é necessario para solicitar o visto, é para a agencia. 

 

Procuração de Amplos Poderes e Autenticação de Documentos 16/04

1. Com a procuração de amplos poderes, voce pode passar a uma pessoa o direito de responder por voce ( abrir conta no banco, comparecer ao sindicato, cancelar serviços, comprar...), voce deve comparecer ao cartorio com seu cpf e identidade e da pessoa que ficara com a procuração também, so voce pode solicitar a procuração pois é necessario assinar ( a outra pessoa não precisa comparecer), esse documento custa apenas R$ 27,00 e fica pronto na hora. No meu caso eu fiz no nome do meu pai, pois meu aviso da empresa vence dia 09 e o sindicato pede mais 10 dias para marcar o comparecimento e minha viagem esta prevista para dia 13, então meu pai podera comparecer por mim e resolver alguma outra pendencia.

2.Eu fiz uma copia autenticada do meu CPF e da minha identidade e deixei com meus pais, pois pretendo levar os originais, custou apenas R$ 9,00.

 

Aprovação do Visto na Holanda & Comparecimento ao Consulado (18/04 - 19/04)

Eu enviei os documentos ( copia de todas as paginas do passaporte, mvv e atestado de bons antecedentes) para agencia dia 26/03 e dia 18/04 recebi o email da Emeline informando que meu visto havia sido aprovado. Liguei no consulado de BH para saber os documentos que eu precisaria de levar, depois liguei na Embaixada no RJ para confirmar se era isso mesmo, fui no consulado de BH 19/04 com minha identidade, passaporte, endereço e nome dos hosts, duas fotos 3,5 x 4,5. Chegando la eu preenchi alguns papeis com meus dados em Ingles, a consule pegou meu passaporte, as fotos, tirou uma copia da minha identidade, cobrou R$60,00 e me disse que dentro de 10 dias o passaporte com visto chega na minha casa (não teve entrevista, mas voce precisa comparecer).

 

Lista de consulados da Holanda: https://www.consulados.com.br/holanda/

 
Traduzir Certidão ( Enviado 17/04 - recebida 23/04)

A certidão precisa esta legalizada pelo MRE antes da tradução, quanto a legalização no consulado pode ser feita antes ou depois. A tradução precisa ser feita por um tradutor juramentado reconhecido pelos Paises Baixos, me deixa uma mensagem que mando a lista :)

Eu troquei emails com o tradutor para saber os valores, depois fiz o deposito e envie a certidão de nascimento para o RJ paguei 120,00 tradução com averbação + 21,00 do sedex de ida + 21,00 sedex de volta: Total: R$ 162,00.

 

Legalizar Certidão no Consulado Holandes 25/04

A certidão legalizada pelo Itamaraty precisa ser legalizada por um orgão Holandes, pode ser feito nos consulados honorarios também, em BH fica pronto na hora e custa 59,00, qualquer pessoa pode levar sua certidão, lembrando que PRIMEIRO a certidão deve ser legalizada no Itamaraty ( MRE ) e depois legalizada por um orgão Holandes.

Lista de consulados da Holanda: https://www.consulados.com.br/holanda/

 

** A medida que eu for cumprindo vou incluindo ...

Bjs 

 

Tópico: E T A P A S !

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário